Pré-diabetes é uma alteração do metabolismo que pode evoluir para diabetes tipo 2, sendo considerados pré-diabéticos aqueles indivíduos cujos níveis de açúcar no sangue são elevados.
Cerca de 390 milhões de pessoas, no mundo, sofrem de diabetes, enquanto no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de brasileiros são acometidos pela doença.
Para entender melhor, a condição de pré-diabetes significa um estado já alterado do nível de glicose, embora ainda não tão alterado para ser considerado diabetes tipo 2.
É possível reverter o pré-diabetes?
Sim, o quadro de pré-diabetes pode ser revertido com algumas mudanças de hábitos, que vão desde adotar uma alimentação mais saudável, até procurar praticar regularmente exercícios físicos, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool.
Sem dúvida, apostar em uma alimentação mais saudável é essencial para quem quer reverter o quadro de pré-diabetes, do contrário, favorecerá o ganho de peso, fazendo com que a insulina pare de funcionar da forma adequada, e que com o passar do tempo o organismo fique resistente a esse hormônio, não conseguindo mais, portanto, reverter o quadro, e até acabar desencadeando o diabetes tipo 2.
Leia também: Melhor suplemento natural para combater a diabetes, acesse: https://www.sibsa.com.br/insutrin/
Alimentação saudável
Como foi dito, o primeiro passo é investir em uma alimentação mais saudável, para isso:
- Procurar ingerir mais alimentos ricos em água e fibras;
- Consumir mais oleaginosas, como castanhas e nozes;
- Consumir frutas e vegetais todos os dias;
- Reduzir o consumo de carne vermelha e de alimentos de origem animal ricos em gordura;
- Diminuir ou abolir o consumo de açúcar, incluindo, doces, bebidas industrializadas, refrigerantes etc.
Prática de exercícios
De acordo com um grande estudo chamado DPP (Diabetes Prevention Program), não apenas a mudança no cardápio pode ajudar a evitar a doença. Incluir na rotina a prática regular de atividades físicas, com certeza, ajudará na redução de peso e, dessa forma, diminuindo as chances de desenvolver diabetes tipo 2, em até 60%.
As atividades físicas ajudam de várias formas, desde promovendo a redução de massa gorda. O ideal é procurar fazer, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas por semana.
Evitar o cigarro
Parar de fumar, também, pode ajudar a melhorar a saúde, como um todo, pois o hábito de fumar aumenta a produção de radicais livres no corpo, que é um dos mecanismos por trás do desenvolvimento de algumas doenças, dentre elas, o diabetes tipo 2.
Evitar consumir muito álcool
Consumir exageradamente álcool, também, pode favorecer o ganho de peso, que está associado ao desenvolvimento da resistência ao hormônio.
Tratar com medicamentos
Em alguns casos, pode ser indicado o uso de alguns medicamentos, como a metformina, por exemplo, que se mostra eficaz em reduzir até 30% da progressão do pré-diabetes, número menor do que o da dieta e do exercício físico, mas já representando uma certa ajuda.
Enfim, reverter o quadro de pré-diabetes é possível, porém, para isso, é necessário apostar em mudanças de hábitos, dessa forma, com certeza, evitará desenvolver o diabetes tipo 2.