Quer saber quais são as principais causas da impotência sexual? Então, confira nesses artigo.
A impotência sexual é a dificuldade que um homem encontra para conseguir uma ereção, ou mantê-la, durante o ato sexual.
Muitas doenças podem causar essa condição, as quais devem ser tratadas e merecem toda atenção de quem sofre com esse problema.
Embora a impotência sexual atinja, principalmente, homens acima dos 50 anos, é cada vez mais comum surgir em homens mais novos.
Porém, só pode ser caracterizada como impotência sexual caso ocorra a disfunção a cada quatro relações sexuais.
Assim, se está passando por esse problema, vale saber quais são as principais causas de disfunção erétil! Confira abaixo.
Ansiedade e estresse
Principalmente, entre os homens mais jovens, as causas psicológicas estão entre as que mais causam a impotência sexual.
Há um aumento na liberação de adrenalina pelo corpo, em momentos de estresse e ansiedade, o que faz com que diminua o calibre dos vasos sanguíneos, dificultando que o sangue chegue até o pênis.
Por isso, evite ficar ansioso ou estressado, pois isso pode prejudicar não só a saúde, como um todo mas, também, a ereção.
Depressão
Considerada como o mal do século, a depressão é mais uma causa emocional que pode acabar resultando na impotência sexual, que tem como sintomas a tristeza profunda e a falta de prazer até nas atividades preferidas. Por tudo isso, acaba ocorrendo a diminuição e perda de libido, provocando a impotência sexual.
Problemas vasculares
Já, quando as causas são orgânicas, doenças como a hipertensão, diabetes, colesterol elevado e a aterosclerose, são as que mais causam impotência, já que provocam o enrijecimento das paredes dos vasos sanguíneos e interferem na quantidade de sangue que chega até o pênis. E como a ereção depende do fluxo sanguíneo, problemas na circulação acabam causando impotência.
Desequilíbrio hormonal
Problemas hormonais, como as baixas concentrações de testosterona, também estão entre as principais causas da impotência sexual. E isso porque o hormônio masculino exerce um papel fundamental na ereção que, em taxas insuficientes, prejudica seu funcionamento.
Hoje em dia já existem vários suplementos naturais para melhorar a testosterona e o desempenho sexual 100% natural que ajuda equilibrar os hormônios, melhorar a ereção e retardar a ejaculação.
Procedimentos cirúrgicos e radioterapia
Infelizmente, algumas cirurgias figuram na lista das causas da impotência sexual, principalmente, as intestinais ou as realizadas na próstata, que podem lesionar vasos e nervos fundamentais para a ereção. Da mesma forma, tratamentos radioterápicos, realizados na região pélvica, também podem acabar causando a impotência sexual.
Traumas penianos
Apesar de estranho, traumas, como lesões no pênis, podem acontecer, geralmente, durante as relações sexuais, quando os corpos cavernosos estão repletos de sangue e torna o órgão duro o suficiente para quebrar de maneira semelhante a um osso.
Nessa condição, os tecidos internos do pênis são danificados, impedindo as ereções.
Consumo de álcool e tabagismo
Nessa lista não ficam de fora nem o tabagismo e nem o álcool.
Enquanto o álcool age deprimindo o sistema nervoso e, assim, provocando um relaxamento de todos os músculos do corpo, inclusive os penianos, impedindo a ereção, devido à falta de tensão muscular suficiente para exercer o ato.
O tabagismo, por sua vez, altera o sistema vascular e, como essa é uma das principais causas orgânicas da disfunção erétil, esse hábito acaba sendo um potente desencadeador da impotência.
Vale saber que, atualmente, existe tratamento para a grande maioria das causas da impotência, desde psicológicos, medicamentosos, até cirurgias. O importante é procurar um médico assim que o problema se apresentar de forma frequente, sabendo que quanto mais cedo se iniciar o tratamento, mais fácil e rápida será sua cura.